Kim Jong-un realiza visita de Estado ao Vietname antes da cimeira com Trump

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ho Chi Minh, Vietname, 18 fev (Lusa) - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, chegará ao Vietname na próxima segunda-feira para uma visita de Estado de dois dias, em antecipação da cimeira que irá realizar nesse país com o Presidente norte-americano, Donald Trump.

De acordo com fontes governamentais vietnamitas, citadas pela agência de notícias Efe, Kim vai reunir-se no dia 25 de fevereiro com o Presidente do Vietname e secretrário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, no palácio presidencial de Hanói.

A realizar-se, será a primera visita de um líder norte-coreano ao Vietname desde a reunificacão do país, em 1975.

Todas as reuniões previstas com funcionários vietnamitas terão lugar no primeiro dia, enquanto o segundo dia será dedicado a "atividades ao ar livre", incluindo uma possível visita à fábrica da empresa de tecnologia sul-coreana Samsung, de acordo com as mesmas fontes.

Os contactos entre o Vietname e a Coreia do Norte multiplicaram-se nos últimos meses, o que é interpretado como um possível interesse de Pyongyang em explorar o modelo de abertura económica empreendido pelo Vietname nas últimas três décadas.

Após a visita, Kim e Trump realizarão a sua segunda cimeira nos dias 27 e 28 de fevereiro na capital vietnamita, depois de se terem encontrado pela primeira vez em Singapura, em 12 em junho do ano passado.

Espera-se que esta nova reunião sirva para desbloquear o diálogo sobre o abandono do arsenal nuclear pelo regime norte-coreano, que conheceu poucos progressos desde a primeira reunião entre os dois líderes.

FST //MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.