Europeias/PS: Santos Silva diz que os adversários facilitaram a vida ao partido

| Política
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 16 fev (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que os adversários políticos às eleições europeias "facilitaram muito a vida" ao PS porque escolheram para cabeças-de-lista "caras do passado".

"Os nossos adversários eleitorais facilitaram-nos muito a vida, não é que foram escolher para cabeças-de-lista para as próximas eleições europeias exatamente os mesmos de há cinco anos atrás. Como é que é possível ser portador do futuro com as caras do passado?", questionou Augusto Santos Silva no seu discurso sobre "A Europa e o Futuro", na Convenção Europeia do PS, em Vila Nova de Gaia, no Porto.

E como é possível ser portador do futuro com "caras à esquerda" que duvidavam e duvidam da construção europeia que, umas vezes mais explicitamente, outras vezes mais implicitamente sugeriam que o único caminho era sair da zona euro e abandonar a moeda única, perguntou ainda.

"Queriam que nós decidíssemos unilateralmente a restruturação da dívida e deixássemos de cumprir os compromissos. Estão sempre contra qualquer avanço na construção europeia, até no pilar europeu dos direitos sociais tiveram dúvidas", frisou.

O ministro perguntou como é possível Portugal deixar o seu futuro na Europa e o futuro da Europa com Portugal nas mãos das caras que representam a força que, ainda hoje, duvidam e contestam o projeto europeu.

O governante adiantou ainda que os portugueses não podem entregar a bandeira do futuro "às mesmíssimas caras" que fizeram seu o hino 'ir além da `troika´', referindo-se ao PSD e CDS-PP.

"Foram aqueles responsáveis, falo do PSD e CDS-PP, quer os que ainda lá estão, quer os que saíram para formar novos partidos", vincou.

Augusto Santos Silva adiantou que "eles são todos as caras do passado" e "responsáveis pelos maiores ataques" aos diretos sociais que a democracia portuguesa algum dia conheceu.

Apelando ao voto, o ministro dos Negócios Estrangeiros ressalvou que o "futuro está no PS e nos seus candidatos".

Na sua opinião, o futuro da Europa e da União Europeia "deve alguma coisa" à experiência do Governo do PS que mostrou ser possível cumprir todos os compromissos.

SYF // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.