Custos do trabalho diminuíram 0,4% no último trimestre de 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 fev (Lusa) - O Índice de Custo do Trabalho (ICT) registou uma diminuição homóloga de 0,4% no quarto trimestre de 2013, apesar do aumento de 0,5% nos custos salariais, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O ICT mede a evolução trimestral dos custos do trabalho por hora efetivamente trabalhada e inclui custos salariais (salário base, prémios, subsídios e pagamento de horas extraordinárias), bem como outros custos como indemnizações por despedimento, contribuições para a Segurança Social, seguros e prestações complementares de reforma/invalidez.

Enquanto os encargos com "outros custos" caíram 3,3%, verificou-se um acréscimo de 3,5% dos custos médios do trabalho, bem como do número de horas efetivamente trabalhadas (2,6%).

O INE refere que, "a partir do primeiro trimestre de 2013, o número de horas efetivamente trabalhadas registou crescimentos substanciais, com exceção do terceiro trimestre de 2013".

A diminuição do ICT foi mais expressiva no setor dos serviços (5,9%), seguindo-se a indústria (4,8%) e a construção (0,4%).

Comparando a evolução dos custos do trabalho em Portugal com outros países da União Europeia, o INE concluiu que "o ICT em Portugal registou globalmente variações inferiores às observadas para a média da União Europeia (28 países) desde o primeiro trimestre de 2010, caracterizando-se por decréscimos sucessivos do 1.º trimestre de 2011 até ao 1.º trimestre de 2013".

RCR//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.