Barão da droga mexicano 'El Chapo' condenado por júri nova-iorquino

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 12 fev (Lusa) -- O traficante de droga mexicano Joaquín Guzmán, conhecido como 'El Chapo', foi hoje condenado por um júri num tribunal federal norte-americano em Nova Iorque, após três meses de julgamento e seis dias de deliberações.

O veredito poderá valer prisão perpétua a 'El Chapo', de 61 anos, figura emblemática dos cartéis mexicanos extraditada para os Estados Unidos em janeiro de 2017 após duas espetaculares fugas no México.

Guzmán, que não testemunhou no seu julgamento, ouviu hoje como as oito mulheres e os quatro homens que compunham o júri o declararam culpado dos dez crimes de tráfico de droga que lhe eram imputados.

A sentença será conhecida a 25 de junho, data em que caberá ao juiz Brian Cogan determinar a pena de prisão para cada uma das acusações.

O julgamento do mediático líder do cartel mexicano de Sinaloa começou em novembro passado e terminou a 01 de fevereiro, depois de o ministério público e a defesa de 'El Chapo' terem apresentado os respetivos argumentos finais.

ANC // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.