Info

Barão da droga mexicano 'El Chapo' condenado por júri nova-iorquino

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 12 fev (Lusa) -- O traficante de droga mexicano Joaquín Guzmán, conhecido como 'El Chapo', foi hoje condenado por um júri num tribunal federal norte-americano em Nova Iorque, após três meses de julgamento e seis dias de deliberações.

O veredito poderá valer prisão perpétua a 'El Chapo', de 61 anos, figura emblemática dos cartéis mexicanos extraditada para os Estados Unidos em janeiro de 2017 após duas espetaculares fugas no México.

Guzmán, que não testemunhou no seu julgamento, ouviu hoje como as oito mulheres e os quatro homens que compunham o júri o declararam culpado dos dez crimes de tráfico de droga que lhe eram imputados.

A sentença será conhecida a 25 de junho, data em que caberá ao juiz Brian Cogan determinar a pena de prisão para cada uma das acusações.

O julgamento do mediático líder do cartel mexicano de Sinaloa começou em novembro passado e terminou a 01 de fevereiro, depois de o ministério público e a defesa de 'El Chapo' terem apresentado os respetivos argumentos finais.

ANC // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Termina sequestro em autocarro no Rio de Janeiro, suspeito morto pela polícia

O sequestro dos passageiros de um autocarro na ponte que liga a cidade brasileira do Rio de Janeiro e Niterói terminou cerca das 09h00 locais (13h00 em Lisboa) com a morte do suspeito, informou a Polícia Militar.

Twitter bane propaganda dos 'media' controlados pelo Estado após suspender contas associadas à China

A rede social Twitter informou esta terça-feira que não aceitará mais "propaganda de órgãos de imprensa controlados pelo Estado", condenando comportamentos "manipuladores", depois de anunciar que suspendeu quase mil contas associadas ao regime chinês.

Quatro mil pessoas retiradas de casa devido a incêndio na Grã Canária, Espanha

Um incêndio florestal que lavra desde sábado em Valleseco, na ilha espanhola Grã Canária, obrigou à retirada de quatro mil pessoas de 40 localidades, informou este domingo o presidente do Governo das Ilhas Canárias.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.