Inflação média a 12 meses em Moçambique mantém-se em 3,91 %

| Economia
Porto Canal com Lusa

Maputo, 11 fev (Lusa) - A inflação média a 12 meses em Moçambique manteve-se em janeiro de 2019 em 3,91%, de acordo com a informação hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor é igual ao registado em dezembro de 2018, de acordo com a documentação, e surge depois de uma tendência de redução registada todos os meses desde maio de 2017.

A inflação homóloga em janeiro, em Moçambique, foi de 3,78%, e, ainda de acordo com o INE, a inflação mensal foi de 0,65%.

A inflação mensal, em 2018, foi sempre inferior a 1% e chegou a ser negativa em junho e julho.

Os valores são calculados a partir das variações de preço de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.

De acordo com o INE moçambicano, a inflação acumulada (anual) em 2018 foi de 3,52%, os mesmos pontos percentuais da inflação homóloga em dezembro do último ano.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.