Salgado considera que emissões de dívida foram um "sucesso" e felicita Finanças

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 fev (Lusa) -- O presidente do BES, Ricardo Salgado, felicitou hoje as Finanças pelo "sucesso" das emissões de dívidas a cinco e a dez anos, considerando que isso pode dar uma "expectativa positiva" face ao fim do programa da 'troika'.

"Quero aproveitar para felicitar a forma como o Ministério das Finanças tem gerido as emissões de dívida pública, sobretudo as colocações a cinco e a 10 anos, que foram um sucesso. Isso é para ter expectativa positiva em relação à saída da 'troika' do país", afirmou hoje Ricardo Salgado, ainda durante a apresentação das contas de 2013, ano em que o banco teve prejuízos históricos de 517,6 milhões de euros.

Já questionado pelos jornalistas sobre se Portugal deve adotar um programa cautelar após o fim da 'troika' ou optar por uma saída como a da Irlanda, Ricardo Salgado disse apenas que o Governo terá de tomar uma "decisão nos próximos três meses" e que esta depende de como a situação evolua.

"É bom ver como a economia está a evoluir, mas há riscos. Há economistas que apontam para o risco de deflação nos países do Sul da Europa, mas temos de aguardar por mais tempo", considerou Salgado na conferência de imprensa na sede do BES, em Lisboa.

IM/DN// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.