Livro "1984" campeão de vendas após escândalo de espionagem nos EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 11 jun (Lusa) -- Big Brother, o personagem metafórico da vigilância de massas criado pelo escritor britânico George Orwell para a obra "1984" conhece um novo êxito comercial após as notícias sobre o sistema de vigilância dos Estados Unidos.

De acordo com a France Presse, no Amazon, principal sítio da internet de venda de livros, a obra "1984" está a ser constantemente procurada desde que o jornal Guardian publicou as primeiras notícias sobre o sistema PRISM, da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) e que prevê a vigilância de conteúdos de comunicação privada através dos principais servidores comerciais como a Google, Facebook ou Youtube, além de companhias telefónicas.

O livro publicado em 1949, um ano após a morte de Orwell, passou nas últimas 24 horas da posição 6.208 do top de vendas online para o lugar 193.

A obra volta a recuperar valor e importância numa altura em que surgem as notícias do escândalo sobre o programa de vigilância que, além do acesso a mensagens eletrónicas e a comunicações privadas através de redes sociais, permite a vigilância de comunicações telefónicas e que segundo o Guardian está a ser também usado pelos serviços de informações do Reino Unido.

O escândalo foi revelado por um antigo elemento dos serviços de informações, Edward Snowden, 29 anos, que segundo as últimas notícias se encontrava em Hong Kong, na China.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu em "nome da segurança dos norte-americanos" o sistema como um meio de combate contra o terrorismo.

PSP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.