Diploma que cria Observatório da Habitação e do Arrendamento entra em vigor na sexta-feira

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 fev (Lusa) -- O diploma que cria o Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana (OHARU) para acompanhamento do mercado de arrendamento urbano nacional foi hoje publicado em Diário da República (DR) e entra em vigor na sexta-feira.

O observatório OHARU vai funcionar no âmbito do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e tem como missão "acompanhar a evolução do mercado do arrendamento nacional, através da análise da evolução dos indicadores de mercado e do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), bem como dos dados fornecidos pelo IHRU e pelos municípios".

De acordo com o diploma, o OHARU tem ainda que apresentar ao membro do Governo responsável pela área da habitação relatórios anuais de execução, com a identificação dos progressos alcançados, eventuais constrangimentos e propostas de soluções alternativas para melhor desempenho do mercado do arrendamento urbano nacional.

Entre as temáticas que devem ser acompanhadas por este observatório destacam-se a "regeneração urbana, reabilitação e conservação do edificado; dinamização do mercado do arrendamento, habitacional e não habitacional; e qualificação dos alojamentos e sua melhoria".

Segundo a lei, para que o OHARU possa funcionar no âmbito do IHRU, o Governo deve "promover as medidas regulamentares e orçamentais adequadas à integração desta nova unidade orgânica na estrutura do referido Instituto e a dotá-lo dos meios financeiros e humanos adicionais necessários".

Após a entrada em vigor deste diploma, que se concretiza na sexta-feira, o Governo tem que regulamentar a criação do OHARU "no prazo de 120 dias".

Aprovado pela Assembleia da República, em 21 de dezembro de 2018, em votação final global, o diploma que cria o OHARU foi viabilizado com os votos contra de PSD, a abstenção de CDS-PP e PAN e os votos favoráveis das restantes bancadas parlamentares.

Em 22 de janeiro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma da Assembleia da República que cria o OHARU, esperando, no entanto, que "não se trate de uma iniciativa redundante", lê-se numa nota publicada na página da Internet da Presidência da República.

SYSM (MLS) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.