AIE revê em alta procura mundial de petróleo devido à recuperação nos países da OCDE

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 13 fev (Lusa) - A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu em alta, pelo terceiro mês consecutivo, a estimativa da procura de petróleo para 2014 para 92,6 milhões de barris por dia, devido à recuperação económica dos países da OCDE.

No relatório mensal de fevereiro, hoje divulgado, a AIE aumentou a estimativa em 125 mil barris por dia, apesar do corte da Reserva Federal norte-americana (Fed) dos estímulos à economia já ter provocado uma diminuição da procura de petróleo das economias emergentes.

Em relação à oferta, a AIE afirma que esta diminuiu em 290 mil barris por dia em janeiro para 92,1 milhões de barris por dia, devido principalmente aos produtores não-membros da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo), mas que mesmo assim está 1,5 milhões de barris por dia acima da de 2013.

A produção da OPEP aumentou para 29,99 milhões de barris por dia em janeiro, enquanto a dos países não-membros da organização diminuiu 390 mil barris por dia para 55,64 milhões de barris por dia.

O aumento da procura sustentado pelo conjunto dos 34 países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), combinado com a quebra da produção, fez com que os 'stocks' comerciais estivessem no final de 2013 em níveis mínimos desde 2008, adianta a organização da OCDE.

MC //CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.