Fundão reivindica colocação de médicos para evitar "situação dramática"

| Política
Porto Canal / Agências

Fundão, 13 fev (Lusa) - O presidente da Câmara do Fundão reuniu-se recentemente com o secretário de Estado da Saúde para reivindicar a colocação de médicos no concelho, de modo a evitar uma "situação dramática" e de "rutura", disse hoje à lusa o autarca.

Paulo Fernandes (PSD) explicou que "atualmente estão colocados no concelho 16 médicos de família, seis dos quais em idade próxima de aposentação", o que poderá reduzir o quadro de médicos para cerca de dez profissionais, ainda durante o ano de 2014.

"É uma situação gravíssima e dramática e se nada for feito, corremos o risco de entrar em rutura", sublinhou.

Sem conhecimento de que haja serviços em risco de encerrar, o autarca assumiu preocupação com a qualidade do serviço, que considera estar "posta em causa".

"Se tivermos em conta que há cinco anos tínhamos mais de 20 médicos e que agora corremos o risco de ficarmos só com dez, mais do que pensarmos nos serviços, percebemos claramente que a qualidade do serviço se ressente", afirmou.

Paulo Fernandes deu ainda conta de casos em extensões de saúde, nas quais o médico "só já passa uma vez por mês", periodicidade que "não é mantida no tempo de férias".

O autarca mostrou-se, todavia, esperançado de que o problema, que classificou como "dos mais complexos da região", venha a ser "minimizado".

"O senhor secretário de Estado ficou bem ciente da problemática gravíssima que há e comprometeu-se a abrir, no próximo concurso que será em maio/junho, um concurso específico para o Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira", relatou.

De acordo com o prometido ao autarca, o número de vagas a concurso serão quatro e, no mínimo, três dessas vagas serão para o quadro do concelho do Fundão".

Questionado sobre eventuais alterações no serviço da consulta aberta do Fundão, que funciona nas instalações do antigo hospital entre as 08:00 e as 20:00, o presidente da Câmara referiu que só aceitará "alguma mudança" se a mesma não implicar perda de serviços.

Na reunião com o governante, Paulo Fernandes reivindicou ainda a viabilização do projeto da Unidade de Medicina Nuclear do Fundão, que já está contemplado no plano de atividades do Centro Hospitalar da Cova da Beira, bem como a clarificação quanto à propriedade do antigo hospital.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.