Corticeira Amorim com pegada negativa de carbono

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 11 jun (Lusa) -- A Corticeira Amorim anunciou hoje que a sua atividade viabiliza um sequestro anual de carbono superior a dois milhões de toneladas de CO2, tendo assim um impacto final positivo no ambiente, segundo um cálculo da PricewaterhouseCoopers.

"Do cálculo realizado pela PricewaterhouseCoopers a todas as unidades de negócios da empresa, com verificação independente da Deloitte, conclui-se que da atividade da Corticeira Amorim resulta um sequestro anual de carbono superior a dois milhões de toneladas de CO2, o que supera em mais de 15 vezes as emissões de gases de efeito de estufa de toda a cadeia de valor", adiantou à agência Lusa fonte do grupo de Mozelos, Santa Maria da Feira.

Em declarações à Lusa, o diretor de marketing e comunicação da Corticeira Amorim, Carlos Jesus, destacou que, "com o estudo de pegada de carbono, prova-se não apenas as características ecológicas dos produtos da Corticeira Amorim, mas também os benefícios associados à atividade da empresa em termos de emissões de CO2, uma questão crucial para o combate ao aquecimento global".

Na mesma linha, o administrador da Corticeira Amorim com o pelouro da Sustentabilidade, Nuno Barroca, destacou que as conclusões do trabalho "posicionam a cortiça e suas aplicações como excelentes alternativas ecológicas a materiais não renováveis de grande impacto, presentes em diversos produtos e aplicações".

Segundo salienta a empresa, que é líder mundial no setor, "o montado de sobro, viabilizado pela extração da cortiça e pela indústria da cortiça, desempenha um papel fundamental no sequestro de carbono, estimando-se uma capacidade de retenção de CO2 até 14 milhões de toneladas/ano".

Para realização do estudo foi tido como referência o normativo internacional ISO 14064, sendo consideradas as emissões diretas de gases de efeito de estufa (GEE) que são controladas pela empresa (resultantes da atividade das várias unidades de negócio), as emissões indiretas de GEE não controladas pela empresa (relacionadas com a compra de energia elétrica) e as outras emissões indiretas de GEE resultantes da atividade a montante e a jusante.

Do cálculo realizado em todas as unidades de negócio, e considerando o efeito de sumidouro do montado, resultou que a atividade da Corticeira Amorim possibilita um sequestro anual de 2.028.415 toneladas de CO2, representando o total de emissões da cadeia de valor da empresa "menos de 6,6% do valor de sequestro".

No que respeita à origem das emissões, são as emissões indiretas associadas à cadeia de valor que têm maior peso (69%), seguidas das emissões associadas com o consumo de energia elétrica (27%) e dos combustíveis utilizados na atividade (4%).

PD // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.