BES participará no aumento de capital da Oi -- Ricardo Espírito Santo Silva

| Economia
Porto Canal / Agências

São Paulo, 12 fev (Lusa) - O Banco Espírito Santo participará no aumento de capital da empresa de telecomunicações Oi, confirmou hoje à Lusa o presidente do banco de investimento do grupo no Brasil, Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva.

"Nós vamos participar no aumento de capital da Oi, mas não posso falar mais do que isso", afirmou hoje o gestor em declarações à Lusa em São Paulo.

A Oi divulgou um comunicado ao mercado, na última segunda-feira, a informar que um grupo de bancos brasileiros e internacionais assumirá um compromisso para a subscrição de ações no valor de 6 mil milhões de reais (1.800 milhões de euros) no aumento de capital da empresa.

A operação, que está a ser feita mediante oferta pública de distribuição primária de ações da empresa, faz parte da formação de uma companhia que reunirá acionistas da Oi, da Portugal Telecom e da Telemar Participações SA.

O posicionamento da empresa foi divulgado após a imprensa brasileira, na sexta-feira, informar que um grupo formado por 12 bancos já havia se comprometido a comprar até 15% das ações da Oi resultantes da fusão.

Além do Banco Espírito Santo, o grupo de instituições citadas pelos jornais, liderado pelo BTG Pactual, inclui Credit Suisse, Merrill Lynch e Barclays. Com uma participação menor também integram o grupo Itaú Unibanco, Bradesco, Citibank, Santander, Votorantim, Banco do Brasil e Caixa Geral de Depósitos.

Ricardo Espírito Santo Silva não adiantou qual será a participação do banco na operação.

Em 2013, a Portugal Telecom e a Oi anunciaram a fusão para se converterem num dos 20 "gigantes" mundiais do setor das telecomunicações e dar um salto qualitativo no mercado global.

FYB (MC)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.