Morreu o jornalista radicado no Canadá Alexandre Franco

| País
Porto Canal com Lusa

Toronto, Canadá, 17 jan (Lusa) - O jornalista Alexandre Franco, de 74 anos, radicado no Canadá, morreu esta terça-feira, anunciou hoje fonte próxima da família.

Segundo a mesma fonte, "a morte ocorreu na noite de terça-feira na sequência de doença prolongada".

Natural de Moçambique, Alexandre Franco iniciou a sua carreira profissional no jornalismo em 1969, sendo subchefe da secção desportiva do jornal Notícias de Lourenço Marques, passando ainda pela Rádio Clube de Moçambique entre 1971 a 1976.

Em Portugal, apresentou o programa "Desporto no Mundo" da Antena 1.

Já no Canadá, ingressou na Rádio Portuguesa de Montreal e na Rádio Clube Português de Toronto (1983).

Em 1986, o jornalista assumiu a gestão da rádio CIRV FM em Toronto, e em 1990 ingressou no jornal Milénio-Stadium, passando ainda pela Omni Televisão entre 1998 a 2003.

Entrevistou os antigos Presidentes da República Cavaco Silva, Jorge Sampaio e Mário Soares e os primeiros-ministros canadianos Jean Chretien e Brian Mulroney.

Foi ainda o apresentador dos espetáculos da fadista portuguesa Amália Rodrigues no Canadá em 1985, nas cidades de Edmonton e de Calgary.

Atualmente, Alexandre Franco colaborava com a secção desportiva do jornal Milénio-Stadium em Toronto.

Além do jornalismo, em Moçambique, também deu um importante contributo para o basquetebol moçambicano, com passagens pelo comando técnico do Benfica de Loureço Marques e do Sporting local.

O corpo de Alexandre Franco "será cremado a pedido do próprio e não haverá cerimónia de corpo presente", indicou a mesma fonte.

SEYM // FST

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).