Sector português do calçado exporta mais 8% em 2013 e supera máximo histórico de 1.700ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 11 fev (Lusa) - As exportações da indústria portuguesa de calçado aumentaram 8% em 2013 e ultrapassaram, pela primeira vez, o máximo histórico de 1.700 milhões de euros, anunciou hoje a associação setorial.

Em comunicado, a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) destaca que, desde 2010, o setor já cresceu 28%, sendo hoje o preço médio do calçado português o segundo mais alto do mundo, atingindo os 23,45 euros.

Dado o muito mais modesto ritmo de crescimento das importações, que aumentaram 2,9% no ano passado, o contributo do setor de calçado para a balança comercial ascende agora a 1,3 mil milhões de euros, "o mais elevado da economia portuguesa".

Constituída por 1.696 empresas, responsáveis por 41.295 postos de trabalho, a fileira do calçado é dominada pelo setor do calçado (com 1.354 empresas e 35.355 colaboradores), mas os setores de componentes (com 245 empresas e 4.919 trabalhadores) e de artigos de pele (97 empresas e 1.021 trabalhadores) têm também, segundo destaca a APICCAPS, "contribuído decididamente para a evolução da economia portuguesa".

Atualmente, nota, o calçado português chega a 132 países nos cinco continentes.

A este propósito, a associação destaca que o setor dos componentes tem assumido uma vocação "cada vez mais internacional", tendo as respetivas exportações crescido 2% em 2013 face a 2012, para 45 milhões de euros.

Já o segmento dos artigos de pele demonstrou estar "em franco crescimento", ao registar um aumento de 39% nas vendas para o exterior, para mais de 113 milhões de euros, enquanto os curtumes exportaram mais de 88 milhões de euros.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.