Portugal paga juro de 5,112% pela emissão de 3 mil ME de dívida a 10 anos

Portugal paga juro de 5,112% pela emissão de 3 mil ME de dívida a 10 anos
| Economia
Porto Canal

Portugal vai pagar uma taxa de juro de 5,112% pelos 3 mil milhões de euros de dívida a 10 anos colocados hoje numa operação sindicada, em que atraiu uma procura de 9,5 mil milhões de euros, disse à Lusa uma fonte envolvida na operação.

O livro de ofertas foi fechado às 10:30 e atraiu uma procura de 9,5 mil milhões de euros, dos quais 975 milhões de euros foram adquiridos pelo próprio sindicato bancário que geriu a operação, constituído pelo Barclays, BES, Citigroup, Royal Bank of Scotland, Credit Agricole e Société Générale.

O 'spread' foi fixado nos 320 pontos base acima da taxa de referência para a dívida a 10 anos na zona euro, fixando-se assim a taxa de juro final nos 5,112%

A última vez que Portugal colocou dívida a 10 anos foi em maio do ano passado, quando colocou cerca de 3 mil milhões de euros a uma taxa de juro média de 5,699%, o que equivale a mais 400 pontos base acima da taxa de referência do euro para a dívida a 10 anos naquela altura.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.