Nova presidente da Fed defende "continuidade" de política monetária

| Economia
Porto Canal / Agências

Washington, 11 fev (Lusa) - A nova presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, Janet Yellen, defendeu hoje "a continuidade" da política de estímulos à economia dos Estados Unidos, considerando que a recuperação do mercado de trabalho continua "incompleta".

"Espero em grande parte a continuidade na abordagem da política monetária", afirmou Yellen num comité do Congresso norte-americano, durante a sua primeira declaração nesta instância na qualidade de presidente da Fed.

A nova presidente da Reserva Federal, formalmente conduzida a 03 de fevereiro, disse que a Fed vai "provavelmente continuar a reduzir as suas compras de ativos gradualmente".

A instituição começou em janeiro a reduzir as injeções de liquidez no mercado financeiro, de 65 mil milhões de dólares por mês, argumentando a decisão com a melhoria relativa da economia norte-americana.

Uma política monetária "altamente acomodatícia", ou seja, de juros baixos, por parte da Fed - incluindo a manutenção das taxas de juro próximas de zero - vai continuar a ser apropriada "mesmo depois" do recuo da taxa de desemprego para os 6,5%, alertou Janet Yellen. A taxa de desemprego nos Estados Unidos desceu para os 6,6% em janeiro.

"A recuperação do mercado de trabalho está longe de estar completa", acrescentou, estimando uma progressão da atividade económica e do emprego a "um ritmo moderado" este ano e no próximo.

Janet Yellen, a primeira mulher a liderar a Fed, disse ainda que o banco central "está a observar atentamente" a volatilidade dos mercados financeiros mundiais, numa altura em que as moedas de vários países emergentes assistiram recentemente a correções severas.

A sucessora de Ben Bernanke afirmou, no entanto, que, "nesta fase", esta volatilidade "não coloca riscos substanciais às perspetivas económicas norte-americanas".

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.