Empréstimos da banca às empresas aumenta 18% em Dezembro para os 4,8 mil milhões - BdP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 fev (Lusa) - Os bancos emprestaram 4,8 mil milhões de euros em novas operações de crédito às empresas, em dezembro de 2013, um aumento de 18% face ao mês anterior, segundo o Banco de Portugal.

De acordo com os números hoje divulgados pelo banco central, em dezembro de 2013, os bancos concederam novos empréstimos às empresas no valor de 4,8 mil milhões, o que compara com os 4,1 mil milhões concedidos em novembro.

Em termos homólogos, registou-se um aumento de 18,8%, uma vez que em dezembro de 2012 foram concedidos 4.061 milhões de euros em novas operações de crédito às empresas.

Quanto aos particulares, foram concedidos 687 milhões de euros em novas operações de crédito, um aumento de 20,5% face ao mês anterior, em que foram concedidos 570 milhões de euros às famílias em novos empréstimos.

Numa comparação homóloga, em dezembro do ano passado, verificou-se um aumento de 8% nas novas concessões de empréstimos às famílias: em dezembro de 2012, a banca concedeu 636 milhões de euros em créditos dirigidos às famílias.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.