Governo dos Açores aprova obras para tirar amianto das escolas até 2017

| País
Porto Canal / Agências

Horta, 11 fev (Lusa) -- O Conselho do Governo dos Açores aprovou 26 milhões de euros de investimentos públicos que preveem, por exemplo, a selagem de quatro lixeiras e a remoção do amianto de todas as escolas da região até 2017.

Os investimentos em causa estavam já previstos e "devidamente calendarizados" na Carta Regional das Obras Públicas lançada no ano passado e foram aprovados pelo Conselho do Governo dos Açores numa reunião na segunda-feira, na Horta, anunciou hoje o secretário regional Vítor Fraga, numa conferência de imprensa.

Neste contexto, e como previa aquela carta das obras públicas, serão antecipados os prazos máximos que estavam definidos para a remoção de amianto das seis escolas dos Açores onde este material foi identificado (escolas da Calheta, Capelas, Rabo de Peixe, Lagoa, Arrifes e Canto da Maia, esta em Ponta Delgada).

As obras nestas escolas arrancarão até ao próximo ano e estarão concluídas em 2017, segundo uma informação da Secretaria Regional da Educação divulgada na segunda-feira à agência Lusa.

Assim, na EBS da Calheta, na ilha de São Jorge, as obras estão em fase de concurso e têm início previsto ainda para este ano, com conclusão em 2017.

Noutras quatro (EBI das Capelas, EBI Canto da Maia, EBI dos Arrifes e EBI de Rabo de Peixe, todas na ilha de São Miguel), as obras arrancam em 2015 e devem estar acabadas em 2017. Na EBI da Lagoa, também em São Miguel, as obras iniciam-se em 2016 e terminam em 2017.

Outro destino dos 26 milhões de euros de investimento público agora aprovado é a selagem de duas lixeiras a céu aberto nas Flores e mais duas na Graciosa, assim como a "requalificação e proteção da rede hidrográfica" das ilhas das Flores e São Miguel, segundo o comunicado do Conselho do Governo hoje divulgado.

A repavimentação do cais, a pavimentação do acesso ao terminal de combustíveis e a instalação da rede de incêndios no porto da Praia da Vitória estão também incluídos nestes investimentos, que abrangem ainda o prolongamento do molhe cais do porto das Velas e intervenções em estradas regionais, entre outras obras.

Na reunião de segunda-feira, o Governo Regional decidiu ainda contratar por três anos, através de um concurso público internacional, "serviços de comunicações de voz e dados" para a administração pública regional, esperando obter uma poupança de 30%.

MP // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.