Resultados da Galp Energia caíram 14%, para 310 milhões de euros em 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 fev (Lusa) - A Galp Energia obteve resultados líquidos de 310 milhões de euros em 2013, menos 13,9% do que no ano anterior, segundo uma informação hoje divulgada pela empresa.

De acordo com o mesmo documento, as vendas e prestações de serviços da Galp Energia atingiram os 19.620 milhões de euros no ano passado, mais 6% do que em 2012.

A empresa adianta que em 2013, e face ao ano anterior, a produção total de petróleo e gás natural se manteve estável em 24,5 mil barris equivalente por dia, com o aumento da produção no Brasil a compensar a queda em Angola.

As exportações de produtos petrolíferos para fora da Península Ibérica aumentaram 21%, para quatro milhões de toneladas, com a gasolina, o fuelóleo e o gasóleo a representarem respetivamente 30%, 29% e 19% do total.

Em relação ao volume de vendas a clientes diretos, a empresa refere que este se manteve estável, tendo as vendas de produtos petrolíferos neste setor em África atingido 8% do total.

As vendas de gás natural atingiram 7.090 milhões de metros cúbicos em 2013, mais 13% do que em 2012.

O investimento total cifrou-se em 963 milhões de euros, dos quais 75% foram canalizados para o segmento Exploração e Produção, sobretudo para as atividades de desenvolvimento do campo Lula/Iracema, no Brasil.

Durante 2013, a ação Galp Energia valorizou 1%, com o volume transacionado a atingir 1.265 milhões de ações.

MC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.