PJ deteve homem numa investigação a fraudes no Serviço Nacional de Saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 dez (Lusa) -- Um homem foi detido por suspeitas de crime de tráfico de estupefacientes e peculato na sequência de uma investigação que terá lesado o Serviço Nacional de Saúde em meio milhão de euros, anunciou hoje a Polícia Judiciária.

Em comunicado, a PJ adianta que, no decurso da operação foram realizadas sete buscas domiciliárias e quatro buscas não domiciliárias, tendo sido apreendida "diversa documentação e material relacionado com a atividade criminosa em investigação".

No âmbito da operação foram, segundo a PJ, constituídos seis arguidos pela prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, tráfico de influências e branqueamento e peculato.

A PJ adianta ainda que foi apreendido diverso material probatório, relacionado com a prática da atividade criminosa.

"O montante até agora apurado do prejuízo causado ao Estado cifra-se em cerca de meio milhão de euros, mas estima-se que ultrapasse largamente este valor", segundo a PJ.

O homem de 28 anos detido pelas autoridades será presente a tribunal para primeiro interrogatório.

A operação foi levada a cabo pela PJ, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, com a colaboração do Ministério da Saúde.

A PJ informa ainda que a investigação, que visa apurar o total do prejuízo causado ao Estado Português através do desvio de medicamentos, nomeadamente fármacos como hormonas de crescimento e opioides, continua.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.