Pais querem reabertura das camas fechadas no hospital de Gaia porque são "vidas"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 03 dez (Lusa) -- A Associação de Pais Prematuros (APP) exigiu hoje a "imediata reabertura" das duas camas fechadas na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, lembrando que "não são duas camas, são duas vidas".

"É incompreensível a decisão do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho de encerrar duas vagas de cuidados intensivos da Unidade de Neonatologia, pela necessidade de mobilizar enfermeiros desta unidade para outros serviços. Esta atitude prejudica a população dos concelhos a Sul do Douro porque implica a transferência imediata de grávidas e recém-nascidos para outras unidades do país, por vezes, longe da área de residência", referiu a associação, numa nota enviada à Lusa.

A 01 de dezembro, o centro hospitalar encerrou duas camas na unidade de neonatologia devido a uma diminuição no número de enfermeiros, realçando que a situação é "provisória".

"Esta situação é provisória e aguarda a autorização da tutela para contratação, por substituição, de enfermeiros, prevendo-se a sua resolução no final da próxima semana", adiantou a unidade de saúde à Lusa, numa resposta escrita.

Os pais consideram que esta "decisão arbitrária" do conselho de administração "compromete a assistência materno fetal" especializada, nomeadamente da Unidade de Procriação Medicamente Assistida e do Centro de Diagnóstico Pré-Natal, que é uma "referência nacional, pela realização de técnicas altamente diferenciadas".

"Como representantes da Associação de Pais Prematuros, vimos contestar a displicência com que o conselho de administração abordou este tema, desvalorizando, perante a Comunicação Social, o impacto deste encerramento", salientou.

Exigindo a "reabertura imediata" das camas, a associação entende que a administração "não tem conhecimento" do que se passa numa Unidade de Cuidados Intensivos, acrescentando que "não são duas camas, são duas vidas".

A Associação Pais Prematuros realçou que um bebé prematuro ou um nascimento de risco precisa de resposta imediata, fazendo um minuto "toda a diferença".

E questionam: "se é só uma semana, porquê de retirarem esses enfermeiros altamente especializados para outra unidade".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.