Governo português saúda primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe empossado hoje

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 dez (Lusa) - O Governo português felicitou, através de nota de imprensa, o novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, hoje empossado na capital na sequência das eleições de 07 de outubro.

Numa nota enviada à comunicação social, o executivo português saudou "calorosamente" a posse de Jorge Bom Jesus, tendo sublinhado o relacionamento entre os dois países.

"O Governo português reafirma nesta ocasião a grande importância que atribui ao relacionamento bilateral entre Portugal e São Tomé e Príncipe, fundado em valores partilhados e profundos laços históricos e de franca amizade", lê-se na nota.

No documento divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Governo português expressou ainda empenho em trabalhar com o novo primeiro-ministro e com o futuro Governo são-tomense para o "aprofundamento da relação entre os dois países, em todos os domínios da extensa cooperação bilateral".

Jorge Bom Jesus e os membros do XVII Governo Constitucional foram hoje empossados pelo Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, no Palácio do Povo, sede da Presidência da República, na capital, São Tomé.

Durante a cerimónia, o primeiro-ministro definiu o total empenho do executivo como condição para o êxito da legislatura.

"Eu acredito que somos todos somos capazes, mas cumprindo com uma condição fundamental: se os membros do Governo agora empossados assumirem de maneira clara e integral que estamos aqui para servir São Tomé e Príncipe e o progresso social do nosso povo", disse o primeiro-ministro.

Jorge Bom Jesus referiu que é preciso "uma atitude de humildade, trabalho e abertura para o potencial de conhecimento e experiência de que dispõe a nação são-tomense e aproveitar a enorme disponibilidade que foi manifestada durante a campanha e na preparação do programa do Governo".

O novo primeiro-ministro prometeu fiscalizar permanentemente a ação governativa de cada membro do executivo e não hesitar em "tomar medidas" de correção necessárias.

"Pela parte que me toca assumirei aqui, publicamente o compromisso de avaliar em permanência e com rigor necessário o desempenho dos membros do Governo e das direções intermédias da administração publica e tomar as medidas necessárias para corrigir o que for necessário", explicou.

"Esta é uma linha vermelha que deixo aqui publicamente traçada e da qual não me desviarei ao longo do mandato", garantiu Jorge Bom Jesus.

JYO (MYB) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).