NSA garante que só guarda menos de 30% dos dados telefónicos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 08 fev (Lusa) -- A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês) guarda menos de 30% dos dados de todas as chamadas telefónicas feitas nos EUA, muito menos do que adiantado inicialmente, segundo relatos na imprensa.

Os congressistas norte-americanos tinham sugerido que o controverso programa de espionagem telefónica da NSA apanhava quase todas as chamadas telefónicas nos EUA, mas vários agentes garantiram ao Washington Post e ao Wall Street Journal que a agência tem tido problemas em espiar os telemóveis.

A "explosão" do número de aparelhos portáteis tem apresentado problemas logísticos e técnicos para a agência, que, segundo aqueles jornais, tem um conjunto maior de registos telefónicos obtidos dos aparelhos fixos.

O programa controverso, revelado durante a presidência de George W. Bush, controla os dados telefónicos, incluindo os números marcados e a duração as chamadas, mas não o conteúdo das conversas.

A recolha de dados já cobriu quase 100% dos registos telefónicos, mas no último ano caiu para um valor entre 20% e 30%, garantiram agentes retirados e no ativo àquelas publicações.

A NSA está a procurar reduzir a diferença e pretende obter ordens judiciais para forçar empresas de telecomunicações para entregarem os dados telefónicos.

O atual programa não inclui pelo menos duas empresas das comunicações sem fios -- a Verizon Wireless e a T-Mobile --, segundo o Wall Street Journal, e não está claro se inclui as chamadas feitas através da internet.

RN // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.