Inflação na zona euro recua para 2,0% em novembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 30 nov (Lusa) -- A taxa de inflação anual da zona euro recuou para os 2,0% em novembro, face aos 2,2% de outubro, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, considerando as componentes da inflação, o setor da energia é o que deverá ter conhecido a maior taxa de inflação este mês (9,1%, abaixo dos 10,7% de outubro), seguindo-se o da alimentação, álcool e tabaco (2,0%, que se compara com os 2,2% de outubro), o setor dos serviços (1,3%, face aos 1,5% de outubro) e o dos bens industriais não energéticos (0,4%, estável face ao mês anterior).

Um novo boletim, já com dados para os Estados-membros, está agendado para 17 de dezembro.

IG // EA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.