Segunda mão da final da Taça Libertadores disputa-se em Madrid

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Assunção, 29 nov (Lusa) - A segunda mão da final da Taça Libertadores, que opõe os argentinos Boca Juniors e River Plate vai disputar-se no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, em 09 de dezembro, anunciou hoje a Confederação sul-americana de futebol (Conmebol).

"A final vai disputar-se no Bernabéu no dia 09", declarou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, durante uma conferência de imprensa na sede do organismo, em Assunção.

A marcação do jogo para a capital espanhola aconteceu pouco depois de o Tribunal de Disciplina da Conmebol ter recusado o recurso apresentado pelo Boca Juniors, que pretendia ver-lhe atribuído o troféu, devido ao ataque de que os seus jogadores foram alvo quando o autocarro chegava ao estádio do River Plate, no dia 24 de novembro, e que motivou o adiamento do jogo.

No encontro da primeira mão, disputado a 10 de novembro, no estádio La Bombonera, casa do Boca Juniors, registou-se em empate 2-2. Esse jogo também se realizou um dia depois do previsto, devido às chuvadas que inviabilizaram a utilização do relvado.

"Este é o desporto rei. Nós, que sabemos isto e sabemos que se trata apenas de ganhar ou perder e não de matar ou morrer, estamos a dar um passo em frente", afirmou Alejandro Domínguez, agradecendo ao governo espanhol, liderado por Pedro Sánchez, aos presidentes da FIFA e da UEFA, Gianni Infantino e Aleksander Ceferin, e ao "amigo" Florentino Pérez, presidente do Real Madrid.

O Tribunal de Disciplina da Conmebol decidiu mandar reprogramar o encontro da segunda mão da final da Taça Libertadores - pela primeira vez disputada entre dois clubes argentinos -, puniu o River Plate com a realização de dois jogos à porta fechada em 2019 e ainda multou os 'milionários' em 400.000 dólares (cerca de 351 euros ao câmbio de hoje).

Tanto o River Plate como o Boca Juniors, que viu cair a sua pretensão de conquistar o troféu na 'secretaria', têm sete dias para recorrer das decisões.

Depois do ataque ao autocarro à chegada ao estádio Monumental, em Buenos Aires, de que resultaram ferimentos em vários jogadores, o encontro foi adiado para 25 de novembro, mas o Boca Juniors considerou que a sua equipa não tinha condições para jogar no dia seguinte, e os dois clubes acordaram que o jogo fosse reagendado para outra data.

Vários jogadores do Boca ficaram feridos, por serem sido atingidos por vidros ou devido ao uso de gás lacrimogéneo por parte da polícia, com o capitão Pablo Pérez a ter de ser assistido no hospital, antes de regressar ao estádio, com uma pala a proteger o olho esquerdo.

A final da edição de 2018 da Libertadores é a última jogada em duas mãos, uma vez a partir de 2019 será disputada em jogo único, como na Liga dos Campeões europeus.

PA // PA

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: O Olival tem Boavista

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, onde continua a preparar o dérbi da penúltima jornada da Liga, frente ao Boavista, agendado para as 20h30 de domingo no Estádio do Dragão (Sport TV).

Reviravolta épica em Madrid. Real marca presença em 18.ª final da Champions

O Real Madrid venceu esta quarta-feira o Bayern de Munique na meia-final da Liga dos Campeões com dois golos tardios. O clube espanhol garante assim presença na 18.ª final da história do emblema na competição.

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para o jogo frente ao Boavista

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Artur Soares Dias para arbitrar o jogo entre o FC Porto e o Boavista, agendado para o próximo domingo, às 20h30 (Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 33.ª e penúltima jornada do campeonato.