Distritais PS do Norte exigem que fundos comunitários sejam geridos pela região

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 07 fev (Lusa) - As Distritais do PS do Norte querem uma garantia por parte do Governo de que a verba alocada a esta região nos fundos comunitários não será gerida a partir de Lisboa, temendo que se recorra a "subterfúgios".

"o Norte, sendo uma região de convergência, tem dos 21 mil milhões de euros de que o país beneficiará, por direito, cerca de 11 a 12 milhões de euros, 3,3 deles alocados ao PO [Programa Operacional] regional. Mas os outros oito mil milhões estarão em projetos temáticos e a ser geridos fora deste PO regional. Queremos uma garantia de que toda a verba será gerida a parir do Norte", disse o presidente da Distrital PS de Vila Real, Rui Santos.

O socialista falava em nome de todas as Distritais PS do Norte - Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real - que hoje se reuniram com o presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes, para entregar o documento "Convergência de Sinergias - Desenvolvimento do Norte".

"À partida, se o Governo permitir que haja de facto autonomia temos a certeza de que [os 3,3 mil milhões de euros do PO Regional] serão investidos no Norte. Relativamente aos oito mil milhões (...) nós queremos de forma vincada a garantia do Governo de que vão ser aplicados no Norte. Temos muitas dúvidas de que se voltem a utilizar subterfúgios para a partir de Lisboa canalizarem estas verbas para programas de âmbito nacional alegando que esses programas e essas ações também beneficiam o norte", disse Rui Santos.

Já questionado sobre se o PS não acredita que esta tomada de posição poderia ter mais força caso fosse concertada entre todas as forças políticas do norte, o presidente da distrital PS do Porto, José Luís Carneiro, garantiu que "existe diálogo com as Federações de outros Partidos".

"Quando criámos no Porto a plataforma de cidadania, em articulação com a Federações do PS da região Norte, já encetámos o diálogo com as distritais do PSD e com o próprio líder da Federação de Braga do PSD que é, aliás, o presidente do Conselho Regional, do qual o presidente da Câmara de Vila Real [o socialista Rui Santos] é vice-presidente", descreveu Luís Carneiro.

O líder do PS Porto recordou, ainda, que no dia 12 o Conselho Regional vai reunir, local onde estarão "todas as vozes da região Norte" para discutir com o ministro do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, as prioridades para o norte.

Sobre as preocupações manifestadas por autarcas, nomeadamente, o do Porto e o de Viseu sobre a utilização dos fundos comunitários a Norte, o líder do PS Porto afirmou que o PS regional partilha dessas opiniões.

"Partilhamos dessas preocupações, que têm a ver com um conjunto de investimentos infraestruturais que ainda carece fazer. Há problemas em termos de infraestruturas em termos rodoviários, ferroviários e fluviais. São necessidades infraestruturais que o território português ainda tem para se posicionar no quadro da competição económica global", disse Luís Carneiro.

As Distritais PS do Norte defenderam, hoje, como prioridades projetos como a eletrificação entre o Douro e a Régua, infraestruturas do Minho como a ligação Porto-Braga -Viana do Castelo-Vigo, o fim da obra do túnel do Marão, as ligações aéreas entre Vila Real e Bragança a Lisboa, a intervenção no Porto de Leixões e as áreas do emprego e formação, agroalimentar, valorização do património histórico e cultural associado ao turismo, bem como as dimensões da energia e da sustentabilidade energética.

"Está sublinhado neste documento a necessidade de se encontrar uma plataforma interpartidária de forma e supramunicipal capaz de constituir um amplo entendimento para a região Norte", sublinhou, por fim, José Luís Carneiro.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.