Douro Film Harvest lança "Curtas da Casa" para incentivar produção nacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 11 jun (Lusa) -- O Douro Film Harvest (DFH), que decorre entre 14 e 21 de setembro, lança a segunda edição do "Curtas da Casa", uma competição nacional de curtas-metragens que tem como objetivo incentivar a produção nacional.

O DFH é organizado e produzido pela Expanding World e conta com o apoio institucional da Entidade Regional Turismo do Douro.

A organização anunciou hoje que as inscrições para o "Curtas da Casa" estão abertas até 05 de agosto. A edição deste ano atribui um prémio de 2.500 euros ao vencedor.

Através desta competição, o DFH quer reforçar a aposta na produção cinematográfica nacional.

Com este concurso, pretende-se ainda estimular a produção e a exibição de curtas-metragens entre toda a região do Alto Douro Vinhateiro e o rio Douro, tendo o duplo objetivo de promover os seus recursos naturais e os seus produtos e resgatar novas interpretações do território através do cinema.

Os filmes têm que ser rodados na região duriense ou no rio Douro e o argumento tem que estar relacionado com os povos, as tradições, as tendências e o imaginário deste território.

Nesta competição podem inscrever-se filmes cuja realização seja exclusivamente portuguesa e cujas produções sejam maioritariamente portuguesas. Só serão admitidos produções de 2012 e 2013.

Os filmes devem ter no máximo 20 minutos e podem ser de diferentes géneros: documentário, ficção, experimental ou animação.

O vencedor desta competição é anunciado em setembro, durante a semana do festival Douro Film Harvest, que decorre entre o Douro e o Porto.

"Mulher Mar", dos gémeos jornalistas Filipe e Pedro Pinto, foi a curta-metragem vencedora da primeira edição "Curtas da Casa".

Também em setembro estreia a curta-metragem "Mau Vinho", realizada por Marcantónio Del Carlo, que foi produzida pelo DFH e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O filme foi rodado em Murça e conta com a participação de estudantes da academia transmontana.

O DFH, lançado há cinco anos, assumiu-se como o primeiro evento de cinema descentralizado do mundo.

O certame combina a colheita dos vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro com a sétima arte, associando ainda a música e a gastronomia.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.