Leonor Bessa e Tomás Silva conquistam o Campeonato Nacional da PGA

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Espinho, Aveiro, 17 nov (Lusa) - Leonor Bessa e Tomás Silva venceram hoje pela primeira vez o Solverde Campeonato Nacional PGA, dotado de 13 mil euros em prémios monetários, que decorreu no traçado do Oporto Golf Club (Par 71), em Espinho.

Na competição masculina, o profissional do Club de Golf do Estoril concluiu as três voltas ao campo com 201 pancadas (67+65+69) para embolsar o prémio de dois mil euros destinado ao campeão nacional e deixar o algarvio Ricardo Santos (70+67+67) a três pancadas de distância, no segundo lugar isolado.

"Tivemos a ajuda do tempo e o campo estava fantástico, mas não foi só o meu resultado, houve muitos abaixo do Par", afirmou Tomás Silva, que totalizou 12 pancadas abaixo do Par.

Apesar dos bons resultados registados por si no Oporto Golf Club, o campeão nacional defende que o golfe português tem vindo a evoluir nos últimos anos.

"O nível profissional está muito alto. O último Campeonato Nacional que joguei neste campo como amador, em quatro voltas, o Pedro Lencart ganhou com quatro abaixo do Par. Esta semana, foram 12 abaixo do Par em três dias. Tudo isto mostra a evolução do nível dos profissionais em Portugal", concluiu.

Entre as mulheres, a vitória coube à estreante Leonor Bessa, campeã nacional amadora em 2017 e 2018. A jogadora do Club de Golf de Miramar totalizou 146 pancadas (72+74) e ganhou um prémio de 500 euros, deixando a tricampeã nacional Susana Ribeiro (2015, 2016 e 2017) na segunda posição (72+76).

"É uma boa forma de começar esta nova etapa como profissional e fico com mais motivação para o que vem a seguir, a final da Escola de Qualificação do Ladies European Tour", disse a nova campeã nacional.

Na prova de seniores, José Dias somou 146 pancadas, quatro acima do Par, após rondas de 72 e 74 pancadas, para se tornar bicampeão, depois do título arrebatado em 2012 na Quinta do Peru Golf & Country Club.

SRYS // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.