FITEI de 2013 sem apoios portugueses é quase só Brasil

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 15 mai (Lusa) - Sem qualquer financiamento do Estado português, sem companhias nacionais, o FITEI -- Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, vai mesmo assim cumprir a sua 36.ª edição em 2013, graças aos apoios do Governo brasileiro.

Mário Moutinho, o diretor do festival, confessou hoje "que chegou mesmo a ponderar-se se isto deveria ser apresentado como um festival ou como uma mostra de teatro brasileiro", já que das 14 companhias presentes, entre os dias 29 de maio e 10 de junho, 11 são brasileiras.

Mas, como explicou hoje em conferência de imprensa, acabou por optar por manter a designação de festival porque "não é uma mera mostra, é um foco de intercâmbio porque trazemos diretores de companhias, diretores de festivais, que trocam impressões entre si, que estabelecem acordos e programam para os seus festivais".

Para não perder estas relações internacionais, o FITEI decidiu manter em 2013 a sua designação como festival, embora a reconheça que o este ano só há quase teatro brasileiro e que o festival subsiste graças ao apoio da FUNARTE, a estrutura governamental brasileira de apoio. "Vai ser um festival de resistência", acrescentou Mário Moutinho.

O diretor do festival diz que há muito que a programação "refletia o conjunto de cortes que e o festival tem sido sujeito", mas que este ano "o contexto é ainda mais grave porque a proposta da Direção Geral de Artes (DGArtes) "deixa o FITEI fora dos apoios".

O essencial da programação decorrerá nos espaços ligados ao Teatro Nacional de São João, num conjunto integrado no Ano do Brasil em Portugal, que por acordo com a FUNARTE cabia ao FITEI programar.

Lazuli Cultura, Sutil Companhia de Teatro, Ágora, Razões Inversas, Grupo XIX de Teatro são algumas das companhias presentes. Os espetáculos abordam temas que vão desde o racismo, à desigualdade social, à reflexão sobre artistas como Elizabeth Bishop sendo também de registar a presença de várias companhias de dança. A

A conhecida cantora Maria Bethânia vai dar dois espetáculos (a 07 e 08 de junho) em que intercala textos e canções da tradição portuguesa e brasileira pouco habituais no seu reportório.

Destaque ainda para "Orfeu Mestiço -- Uma Hip-hópera brasileira", de Claudia Schapira que aqui apresenta uma versão "tropical" do mito grego de Orfeu e Eurídice.

As únicas exceções ao universo dramático brasileiro são uma proposta do Teatro Helena Sá e Costa em torno das danças latino-americanas, com a Allantantou Danse Company e a Cubania Dance Company, e uma performance para o "Serralves em Festa" pela companhia francesa Cie Jo Bithume.

Mário Moutinho lembrou ainda que foi feita "uma contestação à decisão da DGArtes em sede de audiência de interessados, cujo resultado ainda é desconhecido e que corre o risco de quando vier uma resolução o festival já tenha passado".

"Se nós não tivermos a capacidade de aguentar a estrutura tal como ela existe, nós corremos o risco de que o festival, tal como o conhecemos, desapareça", afirmou Mário Moutinho, que garante que o apoio da DGArtes é essencial para que outros patrocinadores apoiem o festival.

Para memória futura ficam também as palavras de António Grassi, o presidente da FUNARTE, no programa do festival: "O FITEI, como é conhecido em todo o mundo, é um dos mais longevos e profícuos encontros e teatro e sem dúvida nenhuma é momento internacional mais significativo da expressão ibérica cénica".

DP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.