Congresso do PAIGC suspenso na Guiné-Bissau devido a morte de antigo ministro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cacheu, Guiné-Bissau, 07 fev (Lusa) - A morte do antigo ministro das Pescas da Guiné-Bissau Armando Ramos levou à suspensão na quinta-feira dos trabalhos do oitavo congresso do PAIGC, partido mais votado no parlamento guineense.

A suspensão foi decretada na noite de quinta-feira pela presidente da mesa do congresso, Carmen Pereira, segundo a qual o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) deve "render uma justa homenagem" à figura de Armando Ramos.

Carmen Pereira determinou que a sessão em que devia ser debatido o regulamento para a eleição da nova direção do PAIGC e eventualmente realizada a própria votação deverá ser hoje retomada.

Armando Ramos, que era membro do Conselho de Estado guineense, faleceu na quinta-feira em Lisboa, vítima de doença.

Fontes do partido disseram à Lusa que desconhecem se o corpo do político será transladado para a Guiné-Bissau.

Após a aprovação do regulamento eleitoral e constituída a comissão que irá supervisionar a votação, os candidatos ao cargo de presidente do partido irão formalizar as respetivas candidaturas, apresentar as moções estratégicas e de seguida os 1200 delegados começarão a votar.

Braima Camará e Domingos Simões Pereira já se posicionaram como candidatos ao cargo de presidente do PAIGC no congresso que decorre no norte do país, em Cacheu.

MB // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.