Mulher do PM japonês assume posição antinuclear

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 11 jun (Lusa) -- A mulher do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe disse num discurso feito à porta fechada não apoiar a utilização da energia nuclear e que preferia que o governo do seu marido não tente exportar a tecnologia.

A opinião de Akie Abe é contrária à posição do executivo japonês que mantém a defesa da substituição dos reatores nucleares e defende uma aposta nas energias renováveis.

A mulher do primeiro-ministro nipónico falava num evento organizado por um grupo sem fins lucrativos de apoio às comunidades agrícolas e é citada pela agência AFP que recorre ao sítio da Internet do organizador do evento.

"Sinto-me mal por o Japão estar a tentar vender a tecnologia nuclear no exterior porque sou antinuclear", disse Akie Abe que admite, contudo, ser uma importante tecnologia e positivo para o Japão dominar a questão.

No entanto, Akie Abe considera mais importante investir parte do dinheiro da tecnologia nuclear noutro tipo de fontes energéticas, limpas e que possam ser comercializadas no exterior.

A energia nuclear tem sido uma questão sensível para o Japão desde que a 11 de março de 2011 um sismo seguido de tsunami danificou a central de Fukushima provocando o maior desastre nuclear dos últimos 25 anos.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.