Tribunal de Aveiro recebe megajulgamento de acidente na A25

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 06 fev (Lusa) - O Tribunal de Aveiro vai começar a julgar em março um camionista que terá provocado o segundo dos dois acidentes que ocorreram em 23 de agosto de 2010 na A25, na zona de Talhadas, causando seis mortos.

O megajulgamento vai decorrer no Tribunal de Aveiro, devido à falta de condições do tribunal de Sever do Vouga, um dos 20 que irão encerrar, de acordo com a nova Lei de Organização do Sistema Judiciário, divulgada hoje pela ministra da Justiça.

Além do arguido, o processo tem 22 lesados, cinco ofendidos, dois demandantes e um demandado.

O arguido tinha sido inicialmente acusado de um crime de homicídio por negligência agravado pelo resultado, mas será julgado por três crimes de homicídio por negligência e quatro crimes de ofensa à integridade física por negligência.

A alteração da qualificação jurídica dos crimes foi decidida pela juíza do tribunal de Sever do Vouga que, após ter analisado a acusação do Ministério Público (MP) e os elementos probatórios carreados para os autos, entendeu que a factualidade ali descrita correspondia à prática de mais do que um crime.

O acidente ocorreu no dia 23 de agosto de 2010, pelas 16:25, ao quilómetro 45 da A25, no sentido Viseu-Aveiro, minutos depois de ter acontecido o primeiro acidente no sentido contrário, numa altura de visibilidade era reduzida, devido a nevoeiro intenso e chuva.

A colisão, que envolveu 20 viaturas (um pesado e 19 ligeiros), resultou na morte de três pessoas, incluindo uma criança de oito anos, e provocou ainda 15 feridos.

Segundo o MP, o acidente ocorreu na sequência da "condução desatenta e desadequada" do condutor do camião, tendo em conta as más condições atmosféricas e o pavimento molhado.

"Os embates foram resultado da falta de atenção do arguido às condições da via, às condições de visibilidade e ao trânsito existente, não adequando a velocidade do seu veículo de modo a poder parar no espaço livre e visível à sua frente para evitar bater nos veículos que por ali circulassem ou estivessem imobilizados", refere a acusação do MP.

Quanto ao primeiro acidente, que ocorreu no sentido Aveiro - Viseu, a poucas centenas de metros de distância, foi deduzida acusação contra quatro condutores, que requereram a abertura de instrução, mas o Juízo de Instrução Criminal de Águeda decidiu não levar os arguidos a julgamento, por falta de provas suficientes.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.