Louçã considera atual acordo com PS irrepetível e pede "contrato muito melhor"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 nov (Lusa) - O fundador do BE Francisco Louçã considerou hoje irrepetível a posição conjunta com o PS que viabilizou o Governo minoritário socialista e pediu um "contrato muito melhor", à chegada à XI Convenção bloquista, em Lisboa.

"O modelo do contrato que foi feito há três anos... não se pode repetir. Tem de haver outro, e muito melhor, para responder muito melhor a problemas mais importantes do país. Há três anos, tratava-se de impedir que PSD e CDS continuassem a empobrecer Portugal", lembrou o antigo líder do BE.

Louçã disse que "o BE fez muitíssimo bem em responder aos seus eleitores e ao país dizendo 'parou, virou a página' e 'agora recuperam-se salários e pensões e as pessoas são respeitadas'", referindo-se ao acordo celebrado há precisamente três anos, no parlamento.

"Daqui a um ano não é para correr com a direita que se vai votar. Vota-se para responder aos problemas de fundo do país. Continuamos a ser um país pobre: com muitos precários, em que os idosos - mais de um milhão - têm pensões abaixo dos 400 euros. Há muita pobreza e sofrimento no país, que é um dos mais desiguais da Europa se não o mais desigual", continuou, relativamente às eleições legislativas de 2019.

Para o antigo deputado bloquista, "não se pode negociar um próximo Governo como se tratou o Orçamento do Estado deste ano".

"Não é às 02:00 da manhã da véspera do dia que se decide como se vai governar os próximos quatro anos. É preciso trabalhar em profundidade e se um partido como o BE mostrar que quer fazer esse trabalho concreto, pensado, trabalhoso, então merece o voto das pessoas", concluiu.

HPG // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.