Web Summit: Presidente da República "solidário e preocupado" com polícias

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 nov (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se hoje "solidário e preocupado" com a atual situação das forças policiais, à entrada da cerimónia de encerramento da Web Summit, em Lisboa, onde se mantêm elementos da PSP em protesto.

"O Presidente da República ouviu-nos aqui, mostrou-se muito solidário e preocupado com a nossa situação e os 12 anos de congelamento", disse à agência Lusa o presidente do Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol), Armando Ferreira.

O Presidente da República dirigiu-se aos polícias concentrados junto à rotunda do Bojador, no Parque das Nações, à chegada para a cerimónia de encerramento da Web Summit e confirmou também a realização de uma audiência requerida pelo sindicato.

"Iremos ser recebidos dentro dos próximos dias pelo senhor Presidente da República, confirmou-nos a marcação da audiência que o Sinapol pediu", acrescentou o sindicalista.

O presidente do SINAPOL disse ainda ser "preocupante" o anúncio feito, na quarta-feira, pelo Ministério da Administração Interna (MAI) para o Orçamento do Estado (OE) para 2019 de reforço de militares na GNR e no SEF.

"Considerando a diminuição de efetivos nos últimos anos, passámos de 23 mil em 2006 para menos de 20 mil atualmente, com tendência para serem apenas 15 mil em 2021, é preocupante que o MAI tenha anunciado o aumento para a GNR e SEF e nada para a PSP", afirmou Armando Ferreira.

Os polícias estão em protesto junto à Web Summit desde segunda-feira, distribuindo panfletos bilingues onde expõem os motivos do "protesto" contra o congelamento pelo governo de 12 anos de carreira, o que de acordo com o Sinapol "prejudica a passagem à aposentação" e "desmotiva os elementos policiais".

"Há colegas que estão a passar à aposentação depois de 36 anos de trabalho a ganhar o mesmo que alguns colegas que estão em início de carreira e é do conhecimento geral que mesmo em início de carreira o vencimento é mau", acrescentou o sindicalista.

A edição deste ano da Web Summit, a terceira em Lisboa, juntou 69.304 participantes de 159 países, mais de 1.200 oradores, mais de 1.500 investidores e 2.600 jornalistas.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Portugal e desde essa altura terá gerado um impacto económico de mais de 500 milhões euros.

O contrato inicial previa três edições, mais duas opcionais, mas em outubro foi anunciado que a cimeira ficará até 2028 na capital portuguesa.

RYPS // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.