PIB na Grécia deverá crescer 2% nos próximos 3 anos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 8 nov (Lusa) - A Comissão Europeia previu hoje uma manutenção do crescimento da Grécia para os próximos três anos, com o Produto Interno Bruto (PIB) a crescer 2,0% até 2020.

Nas previsões de outono da Comissão Europeia, Bruxelas reviu ligeiramente em alta a previsão anterior para o crescimento do PIB este ano (tinha previsto 1,9% no verão), mas baixou em três décimas as previsões que tinha para 2019, com o país a terminar o programa de assistência financeira do Mecanismo Europeu de Estabilidade e a recuperação da economia a dar frutos, embora ainda com "algumas vulnerabilidades".

"Sustentar o ímpeto de reforma será fundamental para assegurar o investimento e convergência", refere a Comissão Europeia, sinalizando que o emprego está a recuperar e as exportações deverão alcançar de novos os padrões históricos.

Para Bruxelas, o crescimento "sólido", em combinação com a descida das necessidades de crédito e os excedentes orçamentais primários deverão ajudar a reduzir "significativamente" a relação dívida/PIB.

A taxa de desemprego deverá continuar a descer dos 21,5% de 2017 para os 19,6% em 2018, 18,2% em 2019 e chegar aos 16,9% em 2020.

A dívida pública também deverá baixar dos 182,5% do PIB em 2018 para 174,9% em 2019 e 167,4% em 2020 e o défice deverá manter-se nos 0,6% do PIB até 2020.

A taxa de inflação, por sua vez, deverá fixar-se em 2019 nos 1,2% (dos 0,8% de 2018) e recuar para os 1,0% em 2020.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.