Demolição de estruturas danificados por fogo em supermercado de Viana já começou

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 06 nov (Lusa) - A demolição das estruturas danificadas pelo fogo que deflagrou hoje no armazém do supermercado E. Leclerc em Darque começou cerca das 18:00 e deverá prolongar-se "durante várias horas", disse à Lusa fonte dos bombeiros municipais.

A mesma fonte adiantou que" no local, envolvidos nas operações de rescaldo, permanecem 15 operacionais e seis viaturas daquela corporação que se manterão no local a acompanhar os trabalhos de remoção dos escombros, para consolidação e arrefecimento dos materiais".

Aquela fonte adiantou que a demolição "das estruturas danificadas pelas chamas está a ser assegurada por uma máquina disponibilizada pela superfície comercial".

O incêndio deflagrou hoje cerca das 07: 25 e foi dado como dominado às 10:27.

Na altura, aos jornalistas o comandante dos bombeiros municipais de Viana do Castelo, António Cruz, responsável pelas operações de combate, afirmou que "as chamas ficaram confinadas ao armazém central, situado nas traseiras do edifício, sendo que a zona comercial foi afetada apenas pela água".

Questionado sobre as causas do incêndio, António Cruz disse serem ainda desconhecidas e adiantou ter ocorrido "uma explosão no sistema de refrigeração já depois de terem sido tomadas todas as medidas de precaução para combate ao incêndio".

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, disse que, "às 08:56, um bombeiro foi assistido no local por se ter sentido indisposto e, às 10:21, um outro operacional foi transportado ao hospital após ter sofrido uma queda".

Contactado pela Lusa, o segundo Comandante da PSP de Viana do Castelo, Raul Curva, adiantou que "a investigação vai ficar a cargo da Polícia Judiciária".

O incêndio obrigou, segundo a PSP, o encerramento do hipermercado Continente Bom Dia, situado ao lado, devido ao fumo e ao corte de trânsito no acesso aquela zona comercial na margem esquerda do rio Lima, entretanto retomados cerca das 10:30.

Durante a manhã o combate às chamas chegou a envolver 65 operacionais, apoiados por 26 veículos dos Bombeiros Voluntários e Municipais de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Caminha e Arcos de Valdevez. Para o local foram ainda destacadas três ambulâncias, uma delas do INEM.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.