Japão espera começar a retirar combustível da central de Fukushima em 2020

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 11 jun (Lusa) -- O Governo japonês e a TEPCO, operadora da central nuclear de Fukushima Daiichi, esperam poder retirar o combustível fundido do interior dos reatores atómicos na primeira metade de 2020, cerca de 18 meses antes do inicialmente previsto.

A Tokyo Eletric Power (TEPCO) e o Governo acreditam poder apresentar no final do mês uma atualização do plano de desmantelamento da central de Fukushima, uma tarefa que para estar completa irá prolongar-se por um período entre 30 a 40 anos.

A atualização do plano prevê que os trabalhadores de Fukushima possam começar a retirar o combustível dos reatores 1 e 2 da central na primeira de 2020 utilizando instalações e equipamentos especiais.

Já o combustível do reator número 3 deverá começar a ser retirado no final do primeiro semestre de 2021, datas que podem sofrer alterações dependendo das condições encontradas como a contaminação radioativa das unidades.

Os reatores 1, 2 e 3 foram os mais afetados pelo sismo seguido de tsunami que assolou o nordeste do Japão a 11 de março de 2011 e que paralisou os sistemas de refrigeração do complexo.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.