Boeing e Embraer apostam no biocombustível na aviação

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Paulo, 11 jun (Lusa) -- Os fabricantes de aviões Boeing e Embraer, com o apoio de uma agência de investigação, anunciaram segunda-feira o plano de ação para implementar a utilização de biocombustíveis na aviação.

Num comunicado conjunto da Boeing, Embraer e da Fundação Amparo para a Pesquisa do Estado de São Paulo, os três parceiros comprometem-se a trabalhar em conjunto para identificar "lacunas e barreiras relacionadas com a investigação, produção, transporte e utilização de biocombustíveis na aviação".

O documento, intitulado "Plano de voo para biocombustíveis de aviação no Brasil", foi elaborado numa série de centros especializados entre maio e dezembro de 2012 em várias cidades brasileiras, com a participação de representantes da indústria, companhias aéreas e universidades do país e do exterior.

A utilização de biocombustíveis, segundo o estudo, pode contribuir para um crescimento neutro do carbono até 2020 e levar a uma redução de 50 % nas emissões de gás carbónico até 2050, um cenário que pode converter o Brasil num país líder do setor a nível mundial.

O estudo identificou matérias-primas como açúcar, oleaginosas e resíduos sólidos e gases para criar um biocombustível que se pode misturar ao querosene e combustíveis fósseis utilizados na aviação.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.