Hospital de São João da Madeira retoma obras no Serviço de Urgência

Hospital de São João da Madeira retoma obras no Serviço de Urgência
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Hospital de São João da Madeira já retomou as obras no Serviço de Urgência após divergências com o empreiteiro inicial e ajustará a nova intervenção à grande procura registada nessa valência, revelou hoje a administração da unidade.

Em causa está uma empreitada de requalificação que teve início em junho de 2017 e foi interrompida no primeiro trimestre de 2018, após o que a administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) descreveu como "sucessivos incumprimentos de prazos" por parte do construtor e “uma grande dificuldade em respeitá-los".

No segundo trimestre de 2018 arrancou novo concurso público e, segundo revelou hoje à Lusa o presidente do conselho de administração do CHEDV, Miguel Paiva, as obras no Hospital de São João da Madeira arrancaram na segunda semana de outubro e vão agora ajustar-se à "nova realidade" do seu Serviço de Urgência Básica (SUB), aí retomado a 01 de janeiro de 2017.

"Como a Urgência registou uma procura superior à que antecipávamos, decidimos rever as necessidades do hospital a esse nível, o que passa por afetar mais espaço a esse serviço", explicou Miguel Paiva.

Esse ajuste resulta do facto de que, desde 01 de janeiro de 2017, o SUB de São João da Madeira "teve um volume de procura 30% superior ao existente na anterior Consulta Aberta do hospital".

A nova empreitada está entregue à empresa ERI - Engenharia S.A. e custará 300.000 euros, totalmente suportados por fundos próprios do CHEDV.

"É uma obra totalmente diferente da primeira e, embora complementando a anterior para concluir o que então ficou por fazer, vai também requalificar áreas adicionais do hospital afetadas pela procura registada na nova Urgência", acrescentou o administrador da unidade.

O prazo de execução da nova empreitada é agora de 115 dias, pelo que a intervenção deverá dar-se por concluída no final de janeiro de 2019.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.