Dez anos a "Colecionar a Inquietação" testemunha meio século do surrealismo internacional

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Famalicão, Braga, 18 out (Lusa) - O Centro Português de Surrealismo, na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, vai apresentar a exposição "Colecionar a Inquietação", que reúne documentos do núcleo surrealista da coleção de Miguel Mesquita Guimarães.

A mostra vai estar aberta ao público a partir de sábado, até 23 de fevereiro de 2019, e representa dez anos do percurso do colecionador, traduzido em centenas de documentos que testemunham mais de cinco décadas do Movimento Surrealista Internacional.

Em declarações à Lusa, a diretora de Informação e Comunicação da Fundação Cupertino de Miranda (FCM), Marlene Oliveira, explicou que a exposição, a inaugurar sexta-feira, e que conta com o coordenador do Centro Português de Surrealismo, Perfecto Cuadrado, como comissário, é composta por documentos que "foram reunidos ao longo de mais de dez anos pelo colecionador, médico de profissão", e que a Fundação adquiriu.

"Este núcleo, constituído por mais de 200 documentos, muitos com encadernações personalizadas, perfazem um total de 48 títulos, datados de 1917 à década de [19]70 que ilustram a riqueza do Movimento Surrealista Internacional", destacou a responsável.

Segundo Marlene Oliveira, o núcleo integra dados relativos a países como França, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos da América, Suíça, Itália, Espanha, México, República Checa, Reino Unido e Portugal, entre outros.

"Esta exposição possibilita, por isso, uma visão única do que se fazia em cada país nessa época", disse.

A mostra, disse, "dará assim acesso aos principais assuntos vividos pelos surrealistas, num período de grande produção literária".

A exposição estará patente ao público até ao dia 23 de fevereiro do próximo ano.

JYCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.