Orlando Cruz abandona candidatura pelo PTP à Câmara do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 10 jun (Lusa) -- O Partido Trabalhista Português anunciou hoje que o candidato independente à Câmara do Porto, Orlando Cruz, apresentado no sábado, abandonou a corrida à autarquia, alegando "razões de natureza particular".

Em comunicado, aquele partido refere que a sua Comissão Política Nacional se reuniu "com caráter de urgência" no domingo, um dia depois do anúncio da candidatura de Orlando Cruz, para aceitar o seu pedido de demissão.

"Tal pedido prende-se com razões de natureza particular, as quais respeitamos e que nos são completamente alheias", refere o PTP.

O Partido Trabalhista Português adianta que "irá escolher e apresentar nos próximos dias" um novo candidato à Câmara do Porto.

Na apresentação da sua candidatura, no sábado, Orlando Cruz afirmou que se distinguia dos opositores por não ser "camaleão".

"Enquanto as pessoas tiverem fome, enquanto houver este desemprego, enquanto se cortar regalias aos reformados que trabalharam e descontaram, enquanto houver injustiça social eu não posso calar a minha voz. Esta cidade do Porto é uma cidade fantasma, que não tem neste momento, a não ser o rio Douro, nada que chame turistas", criticou.

O nome escolhido pelo Partido Trabalhista Português foi mais longe: "sou um candidato que vou ganhar facilmente as eleições se a comunicação social resolver que eu expresso filosoficamente os problemas desta cidade".

A sucessão de Rui Rio na presidência da Câmara do Porto é disputada por Luís Filipe Menezes (PSD), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE) e Nuno Cardoso (independente).

MSP (JF) // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.