Incêndios: Primeiro abrigo coletivo deve arrancar até ao fim do ano

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 17 out (Lusa) - A presidente da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) disse hoje que, até ao final do ano, deverá iniciar-se a construção do abrigo coletivo da aldeia de Ferraria de São João, no concelho de Penela.

Trata-se, segundo Nádia Piazza, do primeiro abrigo coletivo a ser construído, no âmbito do projeto Aldeias Resilientes, desenvolvido por AVIPG, e que será pago pelo agente FIFA Jorge Mendes, empresário do futebolista Cristiano Ronaldo.

Depois de viver momentos de aflição na sequência do grande incêndio de Pedrógão Grande, a comunidade de Ferraria de São João, situada junto ao limite do concelho de Penela com Figueiró dos Vinhos, criou uma Zona de Proteção Ambiental, que consistiu no corte de eucaliptos numa faixa de 100 metros em redor do aglomerado habitacional e na sua substituição por árvores autóctones.

"O processo do abrigo coletivo já está na fase de licenciamento e até ao final do ano começam as obras", anunciou hoje a presidente da AVIPG, durante uma reunião com investigadores de um projeto europeu que estuda os impactos das alterações climáticas nos espaços rurais.

Num terreno disponível junto à aldeia, o abrigo será todo construído em betão, com portas antifogo, e dotado de um sistema de rega, que funciona por gravidade ou ajuda de um gerador alimentado por combustível. No seu interior vai existir uma loja de aldeia, cozinha e oficina e vários equipamentos de apoio.

Um segundo abrigo será construído em Moninhos, no concelho de Figueiró dos Vinhos, resultando da adaptação de um edifício devoluto na povoação.

A proteção da população foi uma das falhas detetadas no incêndio de Pedrógão de Grande pelo relatório de uma equipa de peritos independente, liderada pelo investigador Xavier Viegas.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.