Vietnamita detido na posse de 10 cornos de rinoceronte no aeroporto de Maputo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 16 out (Lusa) - A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve hoje, no Aeroporto Internacional de Maputo, um cidadão vietnamita na posse de 10 cornos de rinoceronte, disse hoje à Lusa fonte da corporação.

"O indivíduo foi detido durante a fiscalização de rotina", disse o porta-voz da PRM na cidade de Maputo, Leonel Muchina.

O cidadão, de 43 anos, seguia para o Vietname, quando as autoridades notaram os cornos dissimulados no interior de caixas de bobinas de máquinas industriais.

Este é o segundo caso em menos de uma semana no Aeroporto Internacional de Maputo. No dia nove, as autoridades detiveram um cidadão chinês que tentava embarcar para o seu país de origem com nove cornos de rinocerontes.

"A polícia continua atenta e agora conta com o apoio de outras forças especiais para combater este tipo de crime", observou o porta-voz da PRM na capital moçambicana, em alusão aos Serviço Nacional de Investigação Criminal e a força de proteção da fauna no país.

O rinoceronte é um animal extinto em Moçambique devido à ação dos caçadores furtivos e as peças deste animal encontradas no país são geralmente provenientes de rinocerontes abatidos no parque sul-africano de Krueger.

Além de chifres de rinocerontes, os caçadores furtivos procuram também pontas de marfim, cujo mercado de destino é a Ásia.

EYAC // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.