Governo da RDCongo com "vivos protestos" pela expulsão de congoleses de Angola

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Kinshasa, 16 out (Lusa) - O Governo da República Democrática do Congo (RDCongo) expressou hoje "toda a indignação e com vivos protestos" para com Angola, que expulsou 200.000 congoleses, dos quais 30.000 "brutalmente", e lamentou a perda de vidas humanas.

"O Governo condena as violações dos direitos humanos e as perdas de vidas humanas, provocadas pelas expulsões realizadas ao arrepio das convenções existentes", referiu o executivo, em comunicado lido após o Conselho de Ministros, realizado hoje, em Kinshasa.

Lamentando "o desrespeito do princípio da informação prévia que exige que qualquer país que expulse migrantes irregulares informe o país de acolhimento antecipadamente sobre as pessoas a expulsar", o Governo da RDCongo "decidiu apresentar a Angola toda a sua indignação".

A "Operação Transparência", iniciada a 25 de setembro nas províncias de Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Bié, Uíge e Zaire, é destinada a impedir atos sistemáticos de violação das fronteiras de Angola e da entrada e exploração ilegal de diamantes.

A operação envolve efetivos da Polícia de Guarda Fronteiras, do Serviço de Investigação Criminal e do Serviço de Migração e Estrangeiros, entre outros órgãos afetos ao Ministério do Interior de Angola.

Na semana passada, a polícia angolana avisou que quaisquer atos de xenofobia contra cidadãos da RDCongo serão duramente punidos.

JOP // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.