Pescador vai regressar a casa depois de 13 meses perdido no mar

| Mundo
Porto Canal / Agências

Majuro, Ilhas Marshall, 05 fev (Lusa) - O pescador Jose Salvador Alvarenga, que esteve perdido 13 meses no mar e foi encontrado a 12.500 quilómetros do México, vai regressar a casa esta sexta-feira, anunciaram as autoridades das Ilhas Marshall.

Jose Salvador Alvarenga abandona o pequeno país na sexta-feira rumo ao Havai, seguindo depois para El Salvador, de onde é natural, ou para o México, onde vive.

O pescador, conhecido por "La Cancha" (Gordo), fez-se ao mar a partir do México com comida e bebida apenas para um dia e na companhia de um outro jovem que acabou por morrer quando estavam perdidos.

Na pequena embarcação, de sete metros, Alvarenga percorreu 12.500 quilómetros do México até às ilhas Marshall, após partir para a pesca em dezembro de 2012.

Pescadores de Chiapas disseram que Alvarenga foi visto pela última vez na cidade de Chocohuital, antes de partir para o mar, em 20 de novembro de 2012, e que planeava regressar a terra no dia seguinte.

Um porta-voz da proteção civil de Chiapas referiu à agência noticiosa AFP que as autoridades promoveram buscas com aviões e navios para tentar detetar Alvarenga e o jovem que o acompanhava, identificado como Ezequiel Cordoba Barradas (Xiguel).

O seu patrão, Guillermino Rodriguez Solis, disse que o pescador de 37 anos tinha alimentos e água para 24 horas, e que comunicou via rádio antes de uma forte nortada atingir a região.

O pescador foi encontrado na quinta-feira num remoto atol de coral.

Em declarações à AFP, disse que pensou em suicidar-se mas resistiu ao sonhar com a sua comida favorita, tortilhas, e com o reencontro com a sua família.

Alvarenga disse ainda que o jovem, entre os 15 e os 18 anos, morreu de fome por não conseguir alimentar-se de uma "dieta" à base de gaivotas, sangue de tartaruga e água da chuva, e que lançou o corpo borda fora.

JCS (PCR) // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.