Aumento de rendas de bairros do IHRU no Porto preocupa câmara
Porto Canal / Agências
Porto, 04 fev (Lusa) -- A Câmara do Porto aprovou hoje manifestar preocupação junto do Ministério do Ambiente e do presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) com o aumento das rendas em bairros da cidade.
A proposta foi apresentada pelo vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, e contou com a abstenção dos três vereadores do PSD.
A moção refere que os moradores dos oito bairros que o IHRU tem na cidade receberam em janeiro cartas com o valor dos aumentos e seu escalonamento no tempo, adiantando que "muitos dos aumentos verificados são de grandeza superior" ao valor médio da renda anunciada, que passa "em termos médios dos 27,5 euros mensais para 67 euros".
A preocupação da câmara prende-se com "o impacto social do aumento das rendas nos bairros do IHRU, num contexto continuado de agravamento da situação social e de redução do rendimento disponível às famílias, com particular incidência na cidade do Porto".
A moção destaca ainda a "necessidade de reabilitação dos bairros do IHRU na cidade", nomeadamente o bairro Ramalde do Meio.
O executivo aprovou ainda a proposta da CDU que recomenda à câmara proceder à requalificação e reparação do pavimento e passeios do início da rua de Requesende, que faz cruzamento com a rua Ramalde do Meio.
JAP // ROC
Lusa/Fim