Euro baixa para mínimo de seis semanas face ao dólar

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 out (Lusa) - O euro baixou hoje para um mínimo de seis semanas face ao dólar, num cenário de preocupação com a trajetória orçamental de Itália e de tensão entre Roma e a União Europeia.

Às 18:10 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1474 dólares, quando na sexta-feira ao final da tarde seguia a 1,1522 dólares.

Os líderes da extrema-direita italiana, Matteo Salvini, e francesa, Marine Le Pen, pediram hoje "uma revolução" nas próximas eleições europeias para fazer emergir uma "frente da liberdade" de partidos soberanistas.

A líder da União Nacional francesa, ex-Frente Nacional, e o vice-primeiro-ministro e ministro do Interior de Itália e líder da Liga, ex-Liga do Norte, lançaram juntos em Roma a campanha eleitoral para as eleições europeias de 23 de maio.

Salvini definiu como "inimigos" os "burocratas entrincheirados no 'bunker' de Bruxelas", "os Juncker, os Moscovici, que trouxeram precaridade e medo à Europa e recusam abandonar a cadeira".

O dirigente italiano tem criticado repetidas vezes o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, pelas críticas que têm feito ao projeto orçamental italiano, que prevê um aumento da despesa e do défice público que não está em conformidade com os compromissos assumidos por Itália.

Divisas..........hoje.................sexta-feira

Euro/dólar......1,1474....................1,1522

Euro/libra......0,87783..................0,87909

Euro/iene........129,55...................131,70

Dólar/iene.......112,91...................113,03

EO (MDR) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.