Barack Obama diz que Nixon foi mais liberal que ele na Casa Branca

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 04 fev (Lusa) - O Presidente dos EUA disse numa que o ex-Presidente Richard Nixon foi, "em muitos aspetos", mais liberal do que ele tem sido à frente da Casa Branca e exemplificou com a regulação ambiental do republicano para justificar a sua afirmação.

"Em muitos aspetos Richard Nixon foi mais liberal do que eu tenho sido. Ele criou a Agência de Proteção Ambiental e iniciou todo um pacote de regulamentos que permitiram manter limpos o nosso ar e a nossa água", disse Barack Obama na entrevista conduzida por Bill O'Reilly ao canal Fox.

Nos Estados Unidos, o termo "democrata progressista" é uma referência à ala progressista do Partido Democrata. Desde que assumiu a presidência, Obama tem sido apelidado pelos setores mais conservadores do país de "liberal" e "socialista", pelas suas políticas progressistas.

À pergunta se se considerava o Presidente mais liberal dos Estados Unidos, Obama negou e disse que Presidentes republicanos como Nixon, considerado um ícone conservador, e Roosevelt tinham sido mais liberais, bem como o democrata Lyndon Johnson.

As declarações de Obama foram divulgadas na noite de segunda-feira quando a Fox difundiu a segunda parte da entrevista ao Presidente.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.