Bruxelas felicita "trabalho nobre" de vencedores do Nobel da Paz

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 05 out (Lusa) -- A Comissão Europeia felicitou hoje os vencedores do prémio Nobel da Paz, o médico congolês Denis Mukewe e a ativista yazidi de direitos humanos Nadia Murad, pelo "trabalho verdadeiramente nobre" contra a violência sexual como arma de guerra.

"Damos as mais sinceras felicitações aos vencedores do prémio Nobel da Paz, Denis Mukewe e Nadia Murad, pelo seu trabalho verdadeiramente nobre de luta contra o uso da violência sexual como uma arma de guerra", disse a porta-voz do executivo comunitário Natasha Bertaud.

Os dois vencedores no Nobel foram também já galardoados, pelo Parlamento Europeu, com o prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, Nadia Murad em 2016 e Denis Mukewe em 2014.

Denis Mukwege é um ginecologista congolês que fundou o Hospital Panzi, em Bukavu, onde trata mulheres violadas durante a guerra do Congo.

A yadizi Nadia Murav foi raptada e mantida como escrava sexual por terroristas do autoproclamado Estado Islâmico, tendo conseguido fugir do cativeiro.

IG // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.