Faixa de contenção limpa impede fogo de chegar a habitações na Maia

Faixa de contenção limpa impede fogo de chegar a habitações na Maia
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que deflagrou esta terça-feira no Monte de Santo António, Maia, e mobilizou mais de 50 operacionais, "não chegou a ameaçar casas graças a uma faixa de contenção limpa", disse à Lusa o comandante dos Bombeiros de Pedrouços.

O alerta foi dado às 13h11 e o incêndio encontrava-se em rescaldo cerca das 16h00.

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Pedro Teixeira, apontou que "a direção do vento fez com que o incêndio tivesse um sentido descendente, o que fez com que o fumo se aproximasse muito de habitações", mas estas, disse o responsável, "nunca estiveram em perigo graças a uma faixa de contenção limpa".

"Agora o fogo está em fase de rescaldo, prevendo-se algumas horas para consolidar o rescaldo e entrar em vigilância ativa", disse Pedro Teixeira.

A ocorrência mobilizou 52 homens, apoiados por 19 viaturas e um meio aéreo vindo do distrito de Braga.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.